Qual a diferença entre Endereço Fiscal e Endereço Comercial

Quando uma empresa é criada, uma das exigências é um endereço para registro da empresa, o chamado Endereço Fiscal. Entretanto, esse...



Quando uma empresa é criada, uma das exigências é um endereço para registro da empresa, o chamado Endereço Fiscal. Entretanto, esse endereço não precisa necessariamente ser o mesmo usado comercialmente. Isto é, o endereço que você deseja utilizar para divulgar em seu website ou cartão de visita, não precisa necessariamente ser o endereço de registro da empresa. Eis que surge o Endereço Comercial.

Precisa de um endereço para registrar sua empresa?
Clique aqui!

O que é Endereço Fiscal?

Em 2008, eu abri minha primeira empresa com um colega de faculdade. Naquela época, nosso contador nos orientou para fazermos o registro da empresa em um de nossos endereços residenciais como ponto de referência, uma prática aceita pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Acabamos registrando-a no endereço de minha antiga residência.

Caso você não seja proprietário do imóvel, você precisará de autorização do mesmo para efetuar o registro da empresa em seu endereço residencial. No meu caso, eram meus pais, então eles toparam na hora.

Se na época não tivéssemos essa opção, provavelmente teríamos que contratar um serviço de Endereço Fiscal. Este tipo de serviço é oferecido por espaços de coworking e escritórios virtuais em diversas partes do país.

O que é Endereço Comercial?

Imagine que você estivesse em um desses eventos de networking e recebesse um cartão de visitas de uma empresa que você acabou de conhecer.

No cartão, poderia ter um dos endereço abaixo:

Endereço 1: Rua Antônio da Silva, 123, Bloco 2, Aptº 101, Vila da Penha, Rio de Janeiro, RJ

Endereço 2: Avenida Paulista, 500 – 8º andar, Bela Vista, São Paulo, SP

Em qual desses endereços a empresa te passaria mais credibilidade?

Tenho quase certeza que você escolheria a segunda opção, na Avenida Paulista.

A razão é simples: é um dos endereços mais prestigiados não apenas do país, como do mundo, e passa muito mais credibilidade comparado com um endereço pouco conhecido. E neste caso, com todas as características de um endereço residencial.

Caso sua empresa já esteja registrada em um endereço, mas você queira ter um endereço de renome como do exemplo acima, existe uma opção bastante acessível no mercado: o serviço de Endereço Comercial.

Mas se sua empresa ainda não tiver sido registrada, você pode optar pelo serviço de Endereço Fiscal.

Normalmente, ambos tem um custo acessível, mas o serviço de Endereço Fiscal costuma ser mais caro que o de Endereço Comercial. Esses serviços costumam ter benefícios como utilização do endereço para divulgação em seu site, cartões de visita, assinatura de e-mails, dentre outros materiais.

Algumas empresas também oferecem serviços extras, como uma caixa postal para recebimento de correspondências, com aviso de recebimento por e-mail, e até algumas horas por mês para você usar o escritório ou a sala de reunião.

Precisa de um endereço para registrar sua empresa?
Clique aqui!

Já pensou em ter um endereço nos Estados Unidos?

A startup Blogo, um aplicativo para gestão de conteúdo de blogs em WordPress, usou uma estratégia muito interessante: quando eles lançaram o aplicativo, eles estiveram algumas vezes nos Estados Unidos e perceberam que os americanos dão muito mais credibilidade para empresas que possuem endereços por lá.

Então, eles contrataram um serviço de endereço comercial em um espaço de coworking nos Estados Unidos.

Empresas como Airbnb, Uber e Twitter usaram a mesma estratégia quando chegaram ao Brasil. Antes de serem incorporadas por aqui, contrataram serviços de endereço comercial e até alocaram seus funcionários em espaços de coworking.

Assistam ao vídeo abaixo para descobrir como o Blogo ganhou mais credibilidade nos EUA ao contratar um endereço comercial por lá:

Se você quiser expandir sua empresa pelo Brasil ou até para o exterior, pode usar a mesma estratégia dessas empresas. Existem mais de 400 espaços de coworking no Brasil e dezenas de milhares pelo mundo. Basta escolher a cidade e contratar o serviço de endereço comercial.

Conclusão

Basicamente, o serviço de endereço comercial é mais indicado para empresas que já estão registradas, mas desejam um endereço de maior prestígio ou para expandir seus negócios para outras cidades ou países.

Já o endereço fiscal é voltado para quem deseja abrir uma empresa e não tem opção de endereço para registrá-la. Se você estiver abrindo sua empresa, recomendo que escolha um endereço fiscal que seja apresentável para que você também use como endereço comercial.

* * *