Como reduzir custos no seu negócio

Reduzir os custos no seu negócio deve ser um objetivo seu enquanto gestor em todos os momentos, não só em tempos de crise, em que o orçamento...



Reduzir os custos no seu negócio deve ser um objetivo seu enquanto gestor em todos os momentos, não só em tempos de crise, em que o orçamento fica mais apertado.

Mas, não cabe apenas a você buscar meios de fazer essa redução de despesas. Todos os colaboradores devem estar focados no mesmo objetivo visto que eles também fazem parte do negócio.

Neste artigo você vai ver como planejar a redução de custos no seu negócio, como envolver a sua equipe nesse processo e que medidas podem ser adotadas para que no final, os seus anseios sejam alcançados.

 

Como planejar a redução de custos na empresa

como-reduzir-os-custos

Antes de colocar em prática algum tipo de corte de gastos, é importante saber por onde começar, a situação atual da sua empresa, o que você pretende alcançar e análise de dados. Veja um pouco mais abaixo.

Faça uma análise geral de todos os custos. É importante saber como tudo está sendo utilizado. Isso vale para recursos humanos e financeiros.

Defina uma meta possível de redução. Faça um planejamento, crie estratégias, defina os passos e também os prazos. Procure fazer tudo isso de forma detalhada e com dados reais e possíveis de serem alcançados.

Envolva toda a equipe de trabalho. Sem o apoio e a compreensão da sua equipe de colaboradores, a redução de custos no seu negócio não tem chance de obter êxito. Não importa o tamanho da sua empresa. Todos devem vestir a camisa rumo à diminuição dos gastos.

Analise também os resultados. Ao longo de todo o processo vá fazendo análises e comparando resultados de acordo com o seu planejamento. Se for preciso, faça correções.

 

Dicas de como reduzir custos no negócio

 

Veja outras dicas que podem ajudar na hora de reduzir custos no seu negócio.

  1. Diminua as campanhas de marketing tradicional e invista mais no marketing online. O bom do marketing digital é o baixo custo, típico de ações na internet, além de aumentar o alcance do seu produto ou serviço e atrair mais clientes.
  2. Informatize todos os processos possíveis. Digitalize documentos, adote artigos em PDF e guarde-os em rede, facilitando o acesso de todos. Adotar aplicativos de troca de mensagens pela internet para agilizar negociações também é uma boa ideia.
  3. Reveja fornecedores e produtos. Faça uma análise dos artigos que consome, da qualidade, da possível substituição sem redução de qualidade, negocie novos valores, realize compras em volume maior desde que os preços diminuam, etc.
  4. Evitar o barato que sai caro. Reduzir folha de pagamento possa com demissões podem ser dispendiosas para o bolso da empresa. Além disso, de acordo com a situação é possível que em breve novos funcionários precisem ser contratados, o que demanda tempo, além de tornar as demissões anteriores desnecessárias. Por isso, a otimização de processos, aquisição de equipamentos mais eficientes, bem como do quadro de pessoal e mesmo a contratação de terceirizados para atividades secundárias são atitudes que podem ajudar com a redução de custos de sua empresa.
  5. Utilize softwares de gestão integrada. Em vez de adotar um sistema para cada setor, como controle de estoque, gestão financeira, vendas, programa para orçamento e adote um sistema que englobe todas essas ações. Dessa forma você otimiza processos, reduz perdas e tem em mãos os dados exatos. Uma dica é o sistema de gestão online que trabalha todas essas áreas dentro da empresa.

 

Principais causas de gasto excessivo na empresa

COMO-REDUZIR-CUSTOS-NO-SEU-NEGOCIO

Uma das principais causas de gasto excessivo dentro de qualquer negócio é o uso incorreto de todos os recursos disponíveis. Essa falha acontece tanto em recursos humanos como em recursos financeiros. É importante identificar esses erros.

Por isso faça uma análise minuciosa de tudo que acontece dentro do seu negócio. Você poderá encontrar um funcionário ocioso ou insatisfeito com o trabalho desempenhando um serviço de má qualidade, ou até mal aproveitado nas suas habilidades.

Na parte material fique atento às máquinas com alto custo de manutenção, mas que podem ser dispensadas. Além disso, diversos equipamentos e lâmpadas que consomem muita energia elétrica e que devem ser substituídos ou até mesmo planos de dados que você paga, sem fazer uso de fato.

 

Reduzir custos no seu negócio é muito importante para a saúde, estabilidade e crescimento da sua empresa, mas não descuide da qualidade do que é ofertado aos seus clientes. Afinal, a satisfação e fidelidade do cliente são os norteadores de toda empresa.

Da mesma forma acontece com a sua equipe de trabalho. Evite cortes que possam desmotivar os funcionários, pois o resultado pode ser ainda mais insatisfatório. A ideia da redução de custos é descobrir onde está sendo feito uso errado ou exagerado de recursos e otimizá-los para alcançar melhores resultados.

 

* * *